Projeto Urucum inicia produção de mudas para pequenos produtores de Camapuã

Ontem (10) foi o primeiro dia do viveiro que está produzindo as mudas de Urucum que serão usadas no projeto que atenderá pequenos e médios produtores de Camapuã. Essas mudas devem ir para o campo em dezembro deste ano.

A estimativa é que o projeto atenda 20 produtores com quatro hectares para cada um, com previsão de colheita para julho de 2019. Para cada hectare são recomendadas 250 mudas da árvore.

O urucuzeiro não exige grandes cuidados, considerado rústico de e baixo custo de produção, ele precisa somente de chuvas na época da floração e de clima seco no desenvolvimento dos grãos.  Ao final de dois anos, as árvores começam a produzir.

Em um hectare é possível colher 750 quilos, que renderão um faturamento de 1.500 a 3.750 reais, dependendo do teor de bixina, o componente que dá a cor ao urucum, e quanto mais alto o índice desse carotenóide, maior o preço pago ao produtor.

“Com esse projeto vamos dar aos pequenos produtores a possibilidade de trabalhar em sua propriedade a baixo custo. Quando a árvore já estiver produzindo, ele terá sua renda garantida, além de fomentar a economia do município” explicou o prefeito Delano Huber.

O potencial de comercialização do Urucum está no fato de a Organização Mundial da Saúde se mobilizar para impedir ou limitar o uso dos corantes sintéticos, principalmente nos alimentos, já que existe comprovação científica de que os sintéticos têm grande potencial cancerígeno.

A planta possui cápsulas que abrigam de 30 a 50 sementes, e cada uma é recoberta por uma resina chamada de bixina, que é a tinta natural. Depois que as cápsulas estão maduras, pode-se usar as sementes in natura na comida ou então secá-las ao sol.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor de Urucum com uma safra de mais 12 toneladas por ano.

Fonte: Aline Bazano DRT 906/MS