Prefeitura de Camapuã

Tel:(67)3286-6001
Rua Bonfim, 441 - Centro
administracao@camapua.ms.gov.br

A IX Conferência de Assistência Social, é realizada com o Plenário lotado na Câmara de Camapuã

Com o Tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, a IX Conferência de Assistência Social, teve a participação de Usuários, Sociedade Civil, Servidores, Conselhos, Autoridades e etc....

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nessa quarta-feira (07), reunindo cerca de 176 pessoas no Plenário Deusdedith F. Paes, na Câmara de Vereadores de Camapuã, convocada através do decreto nº 3.546 de 15 de maio de 2017.

A abertura contou com a apresentação artística do Grupo de Dança Liberdade do Professor João Carlos, com os usuários do Serviço de Convivência de Fortalecimento e Vínculo..

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, (Sistema Único de Assistência Social), o encontro teve a participação de Usuários, Sociedade Civil, Servidores, Conselhos, Autoridades e etc...

“É momento de se avaliar o que foi feito e o que ainda não foi possível fazer, com vistas às devidas correções das propostas futuras. Estamos finalizando o primeiro semestre de trabalho, lembrando que faz somente cinco meses que estamos à frente desta Secretaria e muito já se foi feito, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades financeiras que perpassam não só o nosso município, como todo país” disse a Secretária de Assistência Social, Elaine Huber.

O Prefeito Delano Huber, destacou a importância de se fazer política pública para o desenvolvimento social: “As pessoas têm que ter a oportunidade para saírem da situação de vulnerabilidade social e evoluírem”.

Também compuseram a mesa diretora: Delano Huber (Prefeito), Elaine Huber (Secretária de Assistência Social) Eliane Tetilia (Presidente do Conselho de Assistência Social) Almir Ávila (Presidente da Câmara de Vereadores), e o Membro do Conselho Estadual de Assistência Social, Sr. Sérgio Wanderly Silva.

Após a leitura do Regimento Interno, os participantes se dividiram em grupos para discutirem 4 eixos temáticos:

Eixo 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

Eixo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Na ocasião foram eleitos 02 titulares e 02 suplentes, que irão para a Conferência Estadual representando o município de Camapuã, são eles:

  1. Ana Karia “Titular Governamental”
  2. Elaine Barros “Titular não Governamental”
  3. Lucas Xaviel “Suplente Governamental”
  4. Eliane Dias “Suplente não governamental”

Este é um ano de conferência de Assistência Social, todos os municípios Brasileiros estão realizando suas conferências municipais, sendo assim os estados e a união também estarão realizando suas conferências.

As Conferências Municipais de Assistência Social é uma instância de caráter deliberativo, que oportunizam o debate de propostas no sentido de enfrentar a exclusão social, a partir da discussão da Política de Assistência Social, é também um espaço de debate coletivo e democrático e ainda um espaço deliberativo que proporciona o efetivo exercício da democracia através da participação popular.


Fonte: Assessoria

Imagens Anexadas

Arquivo Anexado

Nenhum arquivo anexado.