Nota Oficial da Prefeitura de Camapuã sobre o Covid-19 (Coronavírus)

5e70e347729c0.jpg

Publicado: 17/03/2020 as 10:00:00

A Prefeitura de Camapuã torna público que o Prefeito, Delano Huber, baixou decreto sobre medidas de prevenção ao contágio e enfrentamento da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo Coronavírus, que devem ser adotadas no âmbito municipal.


Ficam suspensos, a partir de 17 de março de 2020, todos os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais.


Ficam suspensos, a partir de 17 de março de 2020, as concessões de licenças e alvarás para a realização de eventos privados com público superior a 100 (cem) pessoas. (Os eventos programados e já autorizados anteriormente, não serão prejudicados, no entanto, devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o contágio da doença).


As férias de todos os servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde, ficam suspensas por 60 dias, sem prejuízo de usufruí-las em data futura.


Os locais abertos ao público, tais como, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais em geral, devem reforçar as medidas de higienização de superfície, devendo obrigatóriamente disponibilizar ao público meterial de higiene (álcool em gel 70% ou sabonete) e meterial descartável (papel ou outro), para lavagem e secagem de mãos.


Que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos em domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem a sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.


Que sejam canceladas reuniões de qualquer natureza que envolvam população considerada de alto risco, como idosos e pacientes crônicos.


Que sejam evitadas, com máxima atenção, reuniões privadas de qualquer natureza com público superior a 100 (cem) pessoas.


Que sejam evitadas na medida do possível, viagens de qualquer natureza para fora dos limites do município.


O decreto tem por base a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela OMS e portaria do Ministério da Saúde que declara emergência em saúde pública nacional, em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus (Covid-19)


A Secretaria Municipal de saúde informa também que não há registro de casos notificados em Camapuã, de pessoas que possam estar infectadas do novo corona vírus.


Todos os profissionais de saúde estão capacitados para atenderem a qualquer caso, do Covid-19, que seja apresentado no município, inclusive com todos os protocolos mundiais recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


O Hospital de Camapuã também está preparado, com uma ala isolada para receber possíveis pacientes infectados com a doença.


As autoridades municipais afirmam que não há motivo para pânico. Alertam a população para não disseminarem notícias falsas, (fake news), em relação a doença.