Prefeitura articula ação educativa com o Ministério Público do Trabalho

5ba15256e2a54.jpg

Publicado: 18/09/2018 as 15:27:45

Pelo segundo ano consecutivo, as escolas da Rede Municipal de Ensino, desenvolvem o projeto MPT NA ESCOLA. Este projeto é uma ação Ministério Público Do Trabalho, que tem como objetivo principal, combater o trabalho infantil. Durante o desenvolvimento do projeto, o trabalho infantil será tema das tarefas escolares, focando sempre o que é o trabalho infantil e suas consequências. Os coordenadores e professores municipais estão sendo orientados a estimular a consciência crítica dos alunos sobre o assunto. Para facilitar a abordagem, foi entregue o kit pedagógico para alunos do 4° ao 7º ano que estarão desenvolvendo as atividades propostas.

O projeto MPT na Escola é dividido em cinco etapas, ele funciona por meio de acordos de cooperação entre o Ministério e a Educação. Técnicos das Secretarias de Educação são capacitados em oficinas para atuar como coordenadores municipais do programa, após, diretores, coordenadores pedagógicos e professores recebem instruções e multiplicam o conhecimento nas unidades escolares, compartilhando as orientações com os demais educadores, estes, então, abordam o tema trabalho infantil em sala de aula e incentivam os alunos a produzirem tarefas que permitam avaliar a eficácia do projeto.

Além de oferecer material pedagógico, sugerindo a inclusão do assunto no currículo das escolas, o Ministério Público do Trabalho também articula parcerias junto a outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, além de acompanhar e avaliar a execução do projeto.