Projeto da Secretaria de Saúde atende mais de 200 pessoas em seu lançamento

5aa7ce1370cdf.jpg

Publicado: 13/03/2018 as 09:11:00

Na manhã de sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde de Camapuã fez o lançamento do projeto de atendimento oncológico. Foram realizados mais de 200 atendimentos durante a ação.

Foram realizados exames como mamografia, PSA (para diagnóstico das doenças da próstata), dermatológico e preventivo e consultas com médicos especialistas em clinica geral, dermatologia e urologia.

Representando o Governo do Estado, Cláudio Osório, disse que essa realização é muito importante, pois está dando oportunidade de atendimento com uma especialidade que só grandes centros oferecem. “A Secretaria de Saúde está oferecendo especialistas que só grandes centros tem e, isso é de grande importância para o atendimento da população”.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva, e isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras da doença.

Já o objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.