Vacina contra o sarampo já está disponível para menores de 5 anos em Camapuã

5d9b97f999021.jpg

Publicado: 07/10/2019 as 15:53:17


Teve início nesta segunda-feira (7 de outubro), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Camapuã, todos os postos de saúde já têm doses disponíveis para menores de 5 anos de idade.

 

A campanha tem foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade ( 4 anos, 11 meses e 29 dias), com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro.

 

Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Para essa faixa etária o Dia D será em 30/11.

 

A secretária municipal de Saúde Pública, Márcia Sueli, convoca pais e responsáveis para a campanha: “Pedimos a todos que observem a caderneta de vacinação de seus filhos e netos. A vacina é um direito da criança, que deve ser conduzida pelos pais ou responsáveis até a unidade de saúde. Vacinar é um ato de amor”.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.