A Prefeitura de Camapuã, por meio da Secretaria de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo, deu início a uma importante etapa para a criação do PMCIFA – Plano Municipal de Combate a Incêndios Florestais e Agropastoris, com uma reunião técnica realizada no Sindicato Rural do município.
O objetivo do plano é estabelecer um instrumento sólido de gestão de riscos e de ações de contingência diante de incêndios que atingem áreas rurais, vegetações nativas e propriedades agropastoris. A proposta prevê a organização de medidas prioritárias e a sistematização de respostas emergenciais de forma ágil e eficaz.
A reunião contou com a participação do presidente do Sindicato Rural, Antônio Silvério de Souza, dos diretores Euler Ferreira Martins e José Carlos da Rocha, da diretora de Meio Ambiente da Secretaria, Cinthia Silva, e do secretário municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo, Giovani Rocha.
“Estamos construindo um plano que vai proteger nossa população rural, preservar nosso meio ambiente e dar mais segurança à nossa produção. A Secretaria de Agronegócio está comprometida com ações que tragam resultados práticos e prevenção de danos”, destacou o secretário Giovani Rocha.
A Secretaria de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo tem atuado de forma integrada com as lideranças do setor produtivo para consolidar políticas públicas que garantam a segurança ambiental, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do agronegócio no município.
Nos próximos passos, o PMCIFA seguirá para a fase de detalhamento operacional, com o envolvimento de entidades, produtores e órgãos de fiscalização ambiental.
A Prefeitura de Camapuã segue firme no compromisso de proteger o campo, preservar o meio ambiente e fortalecer a economia local.