Camapuã segue avançando como um dos municípios que mais se desenvolvem no interior de Mato Grosso do Sul, graças à união de esforços entre a administração municipal, liderada pelo Gestão Pública, e o Governo do Estado, por meio do programa MS Ativo Municipalismo.

A segunda etapa do programa já definiu novas frentes de trabalho para o município, com asfaltamento e drenagem em bairros como Pedro Marcolino, Vila São Bento, Vila Lagoa e Vista Alegre. A expectativa é que as obras tragam melhorias significativas na mobilidade e na qualidade de vida dos moradores dessas regiões.
Na educação, foram entregues recentemente a construção de um novo bloco na Escola Estadual Joaquim Malaquias da Silva, em Pontinha do Cocho, e a reforma parcial da Escola Estadual Miguel Sutil. No setor habitacional, também em Pontinha do Cocho, a população foi beneficiada com a entrega de 12 lotes urbanizados no loteamento residencial Bela Vista, contribuindo para reduzir o déficit habitacional no município.
No saneamento básico, Camapuã já conta com uma nova Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para 20 litros por segundo, duas estações elevatórias, além da ampliação do sistema com três novas elevatórias, mais de nove quilômetros de rede coletora e mais de 600 novas ligações domiciliares. A gestão municipal também tem investido em ações de conscientização junto à comunidade, reforçando a importância do uso correto do sistema de esgoto.

No abastecimento de água, foram concluídas melhorias importantes, como a construção do novo escritório de atendimento, instalação de equipamentos para controle de pressão e recuperação de reservatórios, garantindo maior eficiência e segurança no fornecimento.
Entre as obras em andamento, destacam-se a reforma e adequação do Centro Poliesportivo Maria Inácia Bonfim, a ampliação do Hospital Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância, a reforma parcial da Escola Estadual Camilo Bonfim, além da construção de cinco unidades habitacionais para substituir moradias precárias. O município também está adquirindo materiais para dar continuidade à expansão do sistema de esgotamento sanitário.
Para os próximos meses, novas melhorias estão previstas, como a pavimentação da Vila Industrial Rota das Mansões, ampliação da rede de esgoto com complementação da Estação de Tratamento, instalação de novas elevatórias, extensão de mais de dois quilômetros de rede coletora e quase 100 novas ligações domiciliares. Camapuã também avança no processo de universalização do sistema de esgotamento sanitário por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e já iniciou o processo licitatório para a perfuração de um novo poço tubular. Outro investimento esperado é a construção da nova Policlínica, que deve ampliar a estrutura de atendimento em saúde para toda a população.
A Prefeitura reforça, assim, sua posição como referência de planejamento e execução de políticas públicas voltadas a melhorar a vida da população, garantindo mais infraestrutura, saúde, educação e saneamento para todos.