A Prefeitura de Camapuã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Espaço Sensorial, realizou uma atividade educativa na Escola Ernesto Solon Borges com o tema “Compreendendo e Acolhendo a Criança Neurodiversa na Escola”.

O encontro teve como objetivo refletir sobre a importância da rede de apoio no processo de inclusão escolar, destacando que o desenvolvimento pleno de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) depende da união entre escola, família e profissionais da saúde.


Durante a atividade, foram discutidas estratégias e práticas que contribuem para promover um ambiente escolar mais acolhedor, identificar necessidades e potencialidades individuais, construir estratégias eficazes de ensino e convivência, além de prevenir crises e favorecer o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos alunos.
A ação também reforçou a importância do diálogo constante entre professores, pais e terapeutas, ressaltando que a inclusão não é responsabilidade de uma única pessoa, mas o resultado de uma parceria comprometida e contínua.
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Camapuã reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva e humanizada, que valoriza cada criança em sua individualidade e busca transformar a escola em um espaço de pertencimento, aprendizado e crescimento para todos.