MISSÃO: Promover ações e serviços de saúde para melhorar a qualidade dos atendimentos ofertados a nossa população, com análise de cenário e diagnóstico precisos, com diretrizes abertas ao público.
VISÃO: Ser referência em saúde pública até 2025, pelos serviços ofertados de maneira humanizada, eficaz e resolutiva.
VALORES: Ética, igualdade, humanização, qualidade, confiança, eficácia, trabalho em equipe, transparência, competência, empatia, comprometimento, proatividade.
APRESENTAÇÃO
Esta carta é um documento elaborado para informar aos Usuário quais os Serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os diversos serviços encontram divididos em Coordenadorias e possuem responsáveis distintos. Todos de alguma forma são encontrados em todas as unidades.
O que buscamos aqui é apresentar de forma sucinta os serviços e o modo para acessar os mesmos. Busca-se ainda que o cidadão tenha a oportunidade de avaliar os objetivos, o compromisso e a qualidade dos serviços prestados isso com o intuito de que possamos oferecer melhoria constante ao usuário através de uma Saúde de excelência.
Portanto, essa publicação reflete o compromisso da atual gestão com os princípios fundamentais de cidadania levando informação, transparência aprendizagem e interlocução à comunidade. O compromisso da atual gestão inclui a realização de atendimento prioritário, a busca em reduzir o tempo de espera para atendimentos e dos processos de agendamento.
GESTÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE
Secretário: André Luiz Ferreira Conceição
Endereço: Rua Pedro Celestino, n. 556, Centro
Camapuã – MS
Telefone: 67 3286-3044
E-mail: saude@camapua.ms.gov.br
Horários de atendimento: 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00
Serviços
Gestão do Sistema Único da Saúde.
Orientação e encaminhamento a rede de serviços de saúde, via sistema de Regulação (SISREG).
Vigilância em Saúde
Público do Serviço
Servidores Públicos Municipais.
Público em geral.
Usuários do SUS
Canais de Acesso
Telefone.
E-mail.
Presencialmente.
Descrição do Serviço
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
A orientação e encaminhamento a rede de serviços de saúde, via sistema de Regulação (SISREG) ocorre conforme a demanda.
A Vigilância em Saúde detém conhecimentos e metodologias que auxiliam a gestão para o conhecimento da realidade, identificação de problemas, estabelecimento de prioridades de atuação e melhor utilização dos recursos em busca de resultados efetivos, fundamentais para a elaboração do planejamento.
Prioridade de atendimento
Previsão de tempo de espera para atendimento
Cobrança de taxas
CATEGORIAS DE SERVIÇOS
DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS
A Atenção Primária constitui-se no primeiro e principal nível de atenção. Trata-se da porta de entrada no sistema de saúde. É a Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado, se identifica por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange:
➔a promoção e a proteção da saúde,
➔a prevenção de agravos,
➔o diagnóstico,
➔o tratamento,
➔a reabilitação,
➔a redução de danos e
➔a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Promoção à saúde: Atividades educativas e orientações em grupo sobre saúde bucal, gestação (roda de gestante), puericultura, amtropometria, teste do pezinho, hipertensão arterial, diabetes, planejamento familiar, teste rápido de gravidez, Hepatite B, Covid e outros.
Prevenção de doenças: Vacinação e acompanhamento da população, de recémnascidos a idosos e famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Inclui também exames preventivos de câncer de colo de útero e mama; teste de diabetes; exames de AIDS e sífilis, inserção de DIU, entre outros.
Recuperação da saúde: Consultas com enfermeiros, dentistas, médicos e outros profissionais de saúde; tratamento de doenças, tais como Hanseníase e Tuberculose, ISTs, entre outras; fornecimento e administração de medicamentos e soro oral; curativo, sutura e retirada de pontos.
➔Gestão da Atenção Primária.
➔Atenção Domiciliar (Visita/Atendimento).
➔Atendimento Ambulatorial Básico.
➔Atendimento clinico na Atenção Primária.
➔Atendimento Especializado (Psiquiatria, Psicologia, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiologia).
➔Consulta e Acompanhamento Realizados por Profissional de Nível Superior.
➔Exames Diagnósticos na Atenção Primária (coleta de material para exames laboratoriais).
➔Práticas Integrativas e Complementares.
➔Ações Comunitárias (Atendimentos nas comunidades rurais).
➔Atenção Familiar.
➔Atividades Educativas, Terapêuticas e de Orientação à População.
➔Atividades Físicas, Educativas e de Orientação à População.
➔Imunização.
➔Visita Domiciliar ou Institucional.
➔Atenção à Saúde da Criança.
➔Atenção à Saúde da Mulher.
➔Atenção à Saúde de Pessoas com Doenças Transmissíveis Epidemiologicamente.
➔Atenção à Saúde do Adolescente.
➔Atenção à Saúde do Homem.
➔Atenção à Saúde do Idoso.
➔Atenção à Saúde dos Adultos.
➔Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
➔Educação em Saúde sobre Uso Racional de Medicamentos.
➔Orientação Farmacêutica na Dispensação de Medicamentos.
➔Emissão do Cartão Nacional de Saúde
➔Realização de Eletrocardiograma
➔Realização de exames de Ultrassonografia
➔Atendimento a pessoas privadas de liberdade (Sistema Prisional)
➔Emissão de Carteira Sanitária
➔Vacinação de Cães e Gatos
➔Atendimento via Casa da Saúde SES
LOCAIS DE ATENDIMENTOS
NOME | CNES | ENDEREÇO | TEFEFONE |
Almoxarifado da Secretaria de Saúde | 7783418 | Rua Cuiabá, 66, Centro | (67) 3286-4747 |
Central Municipal de Regulação | 6596711 | Rua Pedro Celestino, 556, Centro | (67) 3286-1088 |
Centro de Atenção Psicossocial de Camapuã | 6930433 | Rua dos Jesuítas, 735, Centro | (67) 3286-4735 |
Clinica Municipal de Saúde | 3171701 | Rua Cândido Severino, 616 Centro | (67) 3286-2456 |
Diretoria de Vigilância Em Saúde | 7461895 | Rua Antonio Inácio Barbosa, S/N, Diamantino | (67) 3286-1077 |
Ponto de Coleta de Exames Laboratoriais |
| Rua Cuiabá, 115, Centro (Fundos) |
|
SAMU 192 – Camapuã | 7326467 | Rua Brasil, 327, Centro | 192 |
Secretaria Municipal de Saúde de Camapuã | 6404359 | Rua Pedro Celestino, 556, Centro | (67) 3286-1088 |
Unidade Básica de Saúde da Pontinha do Cocho | 6773109 | Rua Joaquim Malaquias da Silva, s/n, Pontinha do Cocho | (67) 3711-1027 |
Unidade de Saúde da Família I – Bairro Alto | 2536609 | Rua Alvino Antonio Martins, s/n, Bairro Alto | (67) 3286-2284 |
Unidade de Saúde da Família II – Vila Izolina | 6375022 | Rua Beltino Ferreira De Lima, s/n, Joao Leite de Barros | (67) 3286-4586 |
Unidade de Saúde da Família III – Central | 6375014 | Rua Cuiabá, 115, Centro | (67) 3286-1090 |
Unidade de Saúde da Família IV – Cristo Redentor | 2536617 | Rua Atanagides Alves da Rocha, s/n, Cristo Redentor | (67) 3286-5199 |
Unidade de Saúde da Família V – Vila Industrial | 2536560 | Rua Cuiabá, s/n, Vila Industrial | (67) 3286-3476 |
Unidade de Saúde da Família VI – Rural | 6375006 | Rua Cuiabá, 115, Centro (Fundos) | (67) 3286-1090 |
Farmácia Central |
| Rua Campo Grande, s/n, Centro (ao lado da Secretaria de Saúde) |
|
Rua Bonfim, 441
Centro – CEP: 79420-000
Camapuã – Mato Grosso do Sul
administracao@camapua.ms.gov.br
(67)3286-6001
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